ARLS∴ ETERNA EVOLUÇÃO - 4051
A Loja Maçônica, Loja Simbólica, Loja de São João ou apenas Loja é estrutura fundamental organizada por assembleias, onde os maçons se reúnem periodicamente para trabalharem de forma ritualística segundo o rito que adotam. Não confundir com o Templo Maçônico, que é o edifício onde comumente encontram-se as lojas. Um mesmo templo pode ser utilizado por mais de uma loja, caso as mesmas não tenham templo próprio. Toda loja precisa ser reconhecida por alguma Obediência Maçônica que dará reconhecimento através da observação das regras constituídas pela obediência.
É a reunião dos maçons, independente se estão no templo nos trabalhos maçônicos. É o conjunto de maçons que formam um quadro de obreiros. Os iniciados e filiados que estão ligados e criam uma comunidade com encontros regulares, cargos e projetos. A Loja independe do Templo, mas é no espaço físico do Templo que a Loja pratica as ritualísticas que compõem o método maçônico para estudar e praticar a filosofia e o simbolismo. Mas ainda há divergências conceituais entre os teóricos maçônicos.
"A humildade ainda é a parte mais bela da sabedoria"
Provérbio Maçônico

Etimologia
O termo "Loja Simbólica" faz alusão à vivencia dos pedreiros em alojamentos nos canteiros de obra. O termo completo é "Augusta e Respeitável Loja Simbólica" (ARLS) e é assim que toda loja maçônica é denominada. Como a Augusta e Respeitável Loja Simbólica Cavaleiros da Luz, primeira loja maçônica fundada no Brasil, em 1797.
Regularidade
Toda Obediência Maçônica é soberana e tem seu estatuto para observar a regularidade de uma loja. Mas algumas regras são comumente conhecidas na maioria das lojas pelo mundo.
Graus Simbólicos
É na Loja Simbólica, que se trabalha os três primeiros graus da maçonaria, independente do rito. Os graus de Aprendiz, Companheiro e Mestre. São os graus onde se concentram a maior parte do conceito maçônico. Cada grau terá sua cerimonia de passagem, seus ensinamentos, prerrogativas, simbolismos, sinais, palavras, toques, paramentos, etc.
Eles são divididos desta maneira para simbolizar o modo de organizar os trabalhadores da Maçonaria Operativa.
Oficiais
No funcionamento de uma loja há encarregados para diversos fins. Cada cargo tem seu fim descrito pelo rito em que a loja opera e também pelo regimento da obediência a qual pertence.
Os cargos mais comuns são indicados por uma Joia Maçônica que é comumente representada por um pingente.
Regras de origem
-
Ter sido constituída por uma Grande Loja regular, ou por três Lojas regulares
-
Estar num território independente
-
Ser soberana em sua administração.
Regras de funcionamento
-
Crença num Ser Superior;
-
Sigilo;
-
Simbolismo operativo;
-
Divisão apenas em três graus: Aprendiz, Companheiro e Mestre;
-
Observar a Lenda do Terceiro Grau;
-
Juramento perante o Livro Sagrado;
-
Presença do Livro Sagrado, Esquadro e Compasso;
-
Investigar a Verdade;
-
Proibição de discussões político-partidárias e religiosas;
